Rua Coutinho e Melo, 18 (11)3808-9993(11) 96362-5253

REDUZA A PARCELA DO SEU VEÍCULO EM ATÉ 40%! QUITE SEU VEÍCULO COM ATÉ 70% DE DESCONTE! FALE CONOSCO AGORA!

EUA: por ‘segurança’, estado isenta negros do uso de máscara – Mundo – iG

Home » Blog » EUA: por ‘segurança’, estado isenta negros do uso de máscara – Mundo – iG

Máscara

Pixabay Segundo autoridades, medida seria para a própria proteção das pessoas negras do condado

Uma decisão tomada pelo condado de Lincoln, localizado no estado norte-americano do Oregon, gerou polêmica nos EUA após a divulgação do texto, que isenta a população negra do uso obrigatório de máscara em meio à pandemia do Covid-19 .

Leia também

Segundo informações do jornal New York Post, a medida foi tomada pela autoridades de saúde para evitar que eles sejam confundidos com criminosos , algo que é recorrente nos EUA , principalmente quando utilizam algum tipo de acessório no rosto ou cabeça.

A controversa medida, elaborada por autoridades de saúde, define que todos os cidadãos do condado devem utilizar máscaras de proteção quando estiverem na rua, além de manter distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Já a população negra fica isenta para evitar qualquer tipo de episódio de racismo ou preconceito que poderia surgir pelo uso do acessório.

Porém, associações e entidades que lutam pelos direitos dos afroamericanos apontaram que a decisão é mais racista do que os episódios que tenta evitar. Ativistas ressaltaram, inclusive, que a não obrigatoriedade coloca os negros ainda mais em risco.

“Para muitos negros, a decisão de usar ou não uma máscara em público para se proteger do novo coronavírus é muito complicada porque pode trazer graves consequências, independentemente da escolha feita. Com a máscara, eles correm o risco de serem atacados, presos ou mortos. Sem ela, também”, afirmou ReNika Moore, diretora do Programa de Justiça Racial da ACLU, em entrevista à CNN.

“Este é exatamente o estereótipo do homem negro criminoso definido pela sociedade: alguém que esteja com o rosto coberto. Basicamente, o uso de máscara faz com que essa pessoa pareça perigosa e se encaixe na típica descrição feita de um suspeito “, lamenta Trevon Logan, professor de economia na Universidade de Ohio State.

O condado de Lincoln, que tem quase 50 mil habitantes e população predominantemente branca, é um dos primeiroa a isentar negros do uso de máscaras, assim como pessoas com deficiências ou condições médicas cuja respiração seria dificultada pelo acessório e crianças menores de 12 anos.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2020-06-25/decisao-que-isenta-negros-do-uso-obrigatorio-de-mascara-gera-polemica-nos-eua.html

Deixe uma resposta